Então vamos começar preparando uma festinha? Claro que a dica de hoje não poderia ser mais sugestiva: afinal como sabemos as quantidades de comida e bebida que são consumidas numa celebração na hora de se planejar?
Em meio a tantas dúvidas e muitas, mas muitas perguntas que envolvem este tema resolvemos fazer este post detalhando as quantidades necessárias de alimentos e líquidos que você precisará para a comemorar a festinha do seu pequeno ou da sua pequena sem dor de cabeça!
Caso você opte por uma festa com guloseimas e salgados o número aproximado de consumos é de:
Cinco salgados, oito doces e quatro copos pequenos de suco ou refrigerante para as crianças, já para os adultos este número cresce para doze salgados, seis doces e cinco copos pequenos de suco ou refrigerante mais 600 ml de cerveja por pessoa. Vale lembrar que estes números são para festas que têm curta duração de quatro a cinco horas mais ou menos.
Para você ter uma noção de quantos pratos deve-se preparar em uma festa ai vai a dica:
De quatro a seis tipos de salgados diferentes, tais como salgadinhos, cachorro-quente, torta fria, empadão,...De três a quatro tipos de doces dentre eles bolos, brigadeiros, mousses, enfim os que costumam ter mais demanda em seu grupo de amigos. Para as bebidas dois tipos de refrigerantes ou sucos e água muita água!
Para uma festa que contenha refeição as dicas são:
Para crianças - um prato de refeição, três salgados, dois doces e quatro copos pequenos de suco ou refrigerante.
Para adultos - um prato e meio de refeição, quatro salgados, três doces e cinco copos pequenos de suco ou refrigerante, há mais uns 600 ml de cerveja.
Para fazer um cálculo aproximado de qual a quantidade de comida será necessária para um almoço ou churrasco você pode se basear nestas informações:
Aproximadamente 400 gramas de carne por pessoa (adulto) variadas (como costela, linguiça, frango, enfim), mais 100 gramas de algum tipo de molho ou salada, 150 gramas de arroz e 100 gramas de farinha ou qualquer outro acompanhamento.
Sobre os doces vale lembrar que além de aguçar o paladar de adultos e crianças eles dão um toque todo especial à decoração. Sejam finos ou tradicionais são sempre uma ótima pedida para as festas em geral. Por tanto invista neles, eles nunca sobram!
Quanto as bebidas sou adepta a vida saudável, além de ser um excelente momento para fazer com que seus pequenos experimentem coisas novas a forma com a qual sucos e vitaminas podem ser apresentadas às crianças pode ser muito mais lúdica e divertida do que se imagina. Faça, conforme o tema da festa, poções das fadas ou vitaminas dos super-heróis; deixe sua criatividade fluir.
Com relação as bebidas alcoólicas sou contra o consumo delas nas festas infantis, o intuito de um evento destes é aproximar adultos e crianças e claro fazer com que os papais e mamães troquem experiencias sobre os pequenos. Vamos então aproveitar o momento para evitar o consumo destas bebidas e desfrutar de boas companhias!