quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Decoração Provençal

   Também conhecida como French Country Style a Decoração Provençal teve sua origem na região de Provença no sul da França.
    É uma decoração que nos remete ao estilo de vida rural dos franceses com suas casas rústicas feitas de pedras que ficavam entre os campos de lavanda muito comuns nesta região. Mesmo no interior das casa era possível observar as paredes de pedra com vigas aparecendo.


   O Estilo Provençal tem muita delicadeza e elegância. Dá destaque aos tons cremes e suaves da cartela de cores; o floral também é muito usado na mobília, almofadas, roupas de cama,... Este estilo confere um ambiente romantizado, repleto de detalhes e muito encanto. 


   Este estilo iniciou-se entre os séculos XVII e XVIII no sul da França, como sitamos anteriormente. Tinha como principal objetivo imitar os móveis da realeza, o desejos dos camponeses de terem suas casas tão bem arrumadas quanto à corte francesa despertou a criatividade dos artesãos da região.
   

   E claro que esta harmonia, delicadeza e graciosidade toda conquistou o universo das decorações de festas e eventos. Em pleno século XXI estamos reavivando este estilo tão marcante. A tendência para este século é voltar os olhos ao passados e se deliciar com os bons frutos que ele nos proporcionou.


   Móveis e objetos são o foco desta nova tendência. Peças esbranquiçadas dão um tom a mais as decorações assim como os materiais em ferro torneados e os tecidos com suas gamas de tons claros, listras e florais.


   As peças em madeira torneadas conquistam cada vez mais adeptos mundo a fora. A beleza está na sutileza dos detalhes e na simplicidade da decoração. O branco desta vez teve mais destaque do que na época em que surgiu este estilo.  


   O Estilo Provençal tem muita delicadeza e encanto. Rendas, florais e aplicações são apresentadas neste estilo de forma singela e meiga. Como no caso das luminárias que aqui foram usada no lado externo e receberam uma linda renda branca trazendo mais leveza ao ambiente.


   Para a composição de uma mesa de doces invista em peças mais trabalhadas e que mantenham sempre o mesmo padrão. Detalhes são super importantes no entanto há uma linha bem tênue entre o excesso e a riqueza de uma decoração. 


   Procure fornecedores e pessoas que realmente entendam do assunto, pois esta é uma boa forma de posteriormente não surgir aquela velha frase "Tava tudo tão lindo e eu não tenho nenhuma foto". Lembrem-se qualidade profissional faz toda diferença em um evento, eles sabem como e o que fazerem; são treinados para isto e sem dúvidas possuem uma experiencia vasta e repleta de conhecimento.


   Gaiolas, pérolas e flores muitas flores a Decoração Provençal esta repleta delas graças aos lindos campos de Lavandas presentes em Provença sul da França. Estas são peças que complementam qualquer ambiente seja ele externo ou interno, elas transmitem um ar de sofisticação e beleza ao evento.


   A história a respeito dos móveis que compões este estilo é bastante peculiar a população francesa, sem condições financeiras de manter o luxo das decorações da realeza, desenvolveu uma maneira criativa de chegar mais próximo destes ambiente. 


  Os artesãos, visando esconder os defeitos das madeiras mais inferiores, inventaram uma mistura à base de gesso e cola intitulada Gessocré. Esta mistura disfarçava os defeitos da madeira, no entanto com o passar do tempo a pátina se desgastava e o móvel adquiria uma aparência envelhecida, a qual gerou o Estilo Provençal.  


   Bom meninas, por hoje é isso, espero que tenham curtido esta matéria, pois eu amei escrevê-la e claro façam muito bom proveito para com as informações aqui contidas!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...