terça-feira, 12 de novembro de 2013

Batizados e seus significados

   Nossos próximos posts serão sobre batizados um de menino Batizado de Anjinho e logo em seguida o Batizado da nossa querida Camila, por isso a matéria de hoje será sobre os símbolos que envolvem esta celebração e seus significados. Acredito que todas vocês já devem ter ouvido falar de alguns destes itens água, vela, óleo e a veste na cor branca; pois bem aos poucos vamos falar de cada um destes itens e de sua importância para os católicos.


   Comecemos pelo Sinal da Cruz, este gesto tem grande significação. Ele quer exprimir o primeiro encontro da criança com a fé em Jesus Cristo e na Salvação pela morte redentora do Senhor na Cruz. Porque foi pela morte Dele que nos reconciliamos com o Pai Eterno e fomos inseridos na amizade da Santíssima Trindade. O Sinal da Cruz relembra esta verdade histórica.


  Unção com Óleo, há dois ritos de Unção no Batismo. A primeira “Unção” é feita antes da “infusão da água”, durante as preces após a Liturgia da Palavra. O sacerdote unge o peito da criança, dizendo: “O Cristo Salvador te dê sua força. Que ela penetre em tua vida como este óleo em teu peito”.
Na parte final do Batizado é feita a segunda “Unção com Óleo da Crisma” esta Unção quer significar que pelo Batismo nos tornamos participantes do poder messiânico de Jesus.


   A veste branca ou a veste nova no Batismo quer expressar que pelo Sacramento entramos numa nova vida e esperamos levar esta nova vida até a participação do banquete celestial, onde o Senhor nos quer encontrar com a veste nupcial da amizade de Deus. O branco simboliza uma vida nova na qual aqueles que a vestem ficam despidos de seus pecados e paixões, tornando-se uma criatura nova em Cristo.


   A Vela acesa é um gesto muito significativo. Pelo Batismo somos iluminados, participamos da Luz que é Cristo. Não mais andamos nas trevas, pois somos filhos de Deus. A vela acesa pode significar também a nossa fé. Ela mantendo-se acesa mostra que não caminhamos nas trevas do inimigo. Os Pais se tornam responsáveis para que a criança se torne luz para os outros em sua vida.


  E para finalizarmos vamos falar do símbolo Batismal mais importante a “Água” segundo a qual a Mãe Igreja, pelas águas do Batismo, fecundadas pelo Espírito Santo, dá à luz novos filhos. A imagem do dilúvio e do Mar Vermelho confere outro significado à água do Batismo: a água destrói, mata, mas ao mesmo tempo é meio de salvação. Como as águas do dilúvio submergiram um mundo pecador, e como as águas do Mar Vermelho afogaram a cavalaria do Faraó que perseguia o povo que fugia da escravidão, assim também as águas batismais destroem o pecado, afogam o inimigo, exterminam e cancelam o mal, desta forma a “Água” é apenas um Símbolo, ela não tem a força e nem o poder de purificar o pecado. É o Espírito Santo que nela atua em todos os acontecimentos e no momento do Batismo,


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...