quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Como são as festas na Argentina?

   Você já deve ter se perguntado em algum momento com são as comemorações de aniversário em outros países, os doces, tradições, brincadeiras, enfim como são as celebrações e o que há de diferente do que se faz aqui no Brasil.

   Pois bem esta é a primeira de uma série de matérias que postaremos aqui no blog sobre as celebrações de festas nos mais variados cantos do mundo.

   Vamos começar com nossos hermanos argentinos? Buenas escolhemos eles pois uma cliente, destas que já se tornaram amiga, encomendou três festinhas lindas conosco e nos transmitiu várias informações para fazermos esta matéria. Muito obrigada querida Michele Sardá de Puente por todo carinho, ajuda e claro pela amizade que nos proporcionas.


  É comum por lá reunir toda família ao redor da mesa e nela espalhar os doces e salgados e degustarem as delícias deste país neste espaço. Poucos são os que têm como costume decorar a mesa como mostramos nas fotos aqui expostas. Vale lembrar que as festinhas e decorações aqui apresentadas foram todas produzidas pela nossa amiga Michele, uma brasileirinha que levou nossa tradição para além da fronteira...


   Sabem o nosso já popular Chá de bebê  http://neodecor.blogspot.com.br/2013/02/cha-de-bebe-verde.html, lá ele não é tão comum assim. E o estilo é um pouco diferente, as convidadas é que levam os pratos que serão servidos, como se fosse uma reunião entre amigas e ai então são dados os presentes, mas sem as brincadeiras já comuns entres nós.
                                       

   Vocês lembram da matéria sobre Candy Bar que postamos recentemente aqui?
http://neodecor.blogspot.com.br/2013/10/candy-bar.html. Pois bem este tipo de decoração com guloseimas é algo relativamente novo na Argentina, decorações mais planejadas ou mesmo trabalhadas não são comuns por lá.


   Uma tradição muito comum por lá é a Piñata que seria o nosso Balão Gigante ou Balão de Balas, lá ele é de papelão e se colocam muitos doces e brinquedos pequenos; não pode faltar o Alfajor (geralmente os usados são de maisena por serem mais caseiros) doce tradicional aregentino. Esta é uma tradição difundida pelos Estados Unidos estas Piñatas são acertadas com tacos de beiseball e desta forma os doces e brinquedos são liberados pra criançada.


   As Tortas de Membrilho (que são parecidas com as nossas tortas de goiaba aqui no Brasil) também são uma tradição na Argentina, este é outro item popular na cultura americana lá conhecidas como Apple Pie.  


    E claro que não poderiam faltar as Masitas Dulces, aqueles docinhos deliciosos que só quem já foi à Argentina ou Uruguai sabe dizer o quão saborosos são. De diversos tipos e sabores os mais populares são os de Doce de Leite e sempre são muito variados, nas padarias por exemplo existem vários tipos disponíveis para consumo. Aqui no Brasil já encontrei alguns muito parecidos com os de lá, mas o sabor jamais se igualou!


   Segundo a Michele as famílias argentinas estão acostumadas a celebrarem os aniversários dos pequeninos em salões e casas de festa, mesmo as casas tendo espaço de sobra para se organizar um evento com este. Esta é a casa dos sogros da Mi e é lá que ela costuma comemorar os aniversários, batizados e confraternizações dos seus pequerruchos. Aqui a família esta reunida comemorando o aniversário da progenitora. Ela também comentou que as peças para decoração tais como forminhas, painéis de parede, acessórios, .... são bem mais caras que aqui no Brasil. O que com certeza interfere na forma de se celebrar uma festa.


   Para finalizar esta maotéria separei uma brincadeira tipicamente argentina para a criançada.
   Com um nome peculiar " Ponerle la cola al chancho!" em tradução literal "Colocar o rabo no porco" esta brincadeira possui variações aqui no Brasil.
   Como funciona:
   Em um tabuleiro ou mesa grande desenha-se um porco, sem o seu rabo. Quem fará o rabo serão as crianças que estão participando da brincadeira, no entanto elas estarão com os olhos vendados. E o vencedor será aquele que desenhar o rabo mais próximo do seu lugar original.
   É uma brincadeira bem simples e divertida de se fazer com os pequeninos. Claro que o rabo do porco aparecerá nos lugares mais bizarros e peculiares possíveis eis a graça e diversão desta brincadeira. 
   

  Buenas amigas espero que tenham gostado da matéria, pois amanhã teremos aniversário do fofíssimo do Francisco o filhinho da Michele que completou os seus três aninhos com um tema pra lá de divertido Toy Story.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...