domingo, 22 de dezembro de 2013

Tradições Natalinas

  Bom dia meninas! Para dar continuidade aos nossos posts natalinos separei uma série de tradições referentes a esta data com seus significados e origens confiram:

  O delicioso e tradicional panetone é um bolo recheado com frutas secas e é uma tradição do natal italiano. Existem duas histórias sobre a invenção do bolo. A primeira é a de que o produto nasceu no ano 900 e foi produzido por um padeiro chamado Tone (por isso o nome, pane-di-Tone); a segunda versão é a de que um mestre-cuca, Gian Galeazzo Visconti preparou o bolo para uma festa em 1395.
   Já no Brasil ele chegou após a segunda guerra mundial, quando os imigrantes italianos resolveram reproduzir a receita consumida na época do natal.


   Quanto as cores usadas nos enfeites também têm um significado especial: a cor ouro está ligada ao sol e a evolução do espírito; o verde representa poder de se renovar e o vermelho remete ao amor divino e ao fogo. Por isso é bom decorar a casa com um pouco de cada cor para atrair todas as boas energias que puder.


  Consta-nos que a tradição do presépio com a formação atual que inclui os reis magos, o Menino Jesus, São José e Santa Maria, foi largamente difundida a partir do século XVI. Por volta do século III D.C. o nascimento de Jesus já era celebrado pelos cristãos, entretanto foi por volta do ano de 1.223 que São Francisco de Assis decidiu festejar a festa de Natal recriando a cena real do nascimento de Jesus com os seus amigos de Assis (Itália). São Francisco de Assis recriou então em sua cidade (Assis) o presépio e passou a difundir entra as famílias a representação da cena em figuras de barro.


   Já o bom velhinho é uma figura lendária que, em muitas culturas ocidentais, traz presentes aos lares de crianças bem-comportadas na noite da Véspera de Natal, ou seja no dia 24 de dezembro ou no Dia de São Nicolau (dia 06 de Dezembro). A lenda pode ter se baseado em parte em contos hagiográficos sobre a figura histórica de São Nicolau. Uma história quase idêntica é atribuída no folclore grego e bizantino a Basílio de Cesareia. O Dia de São Basílio, 1.º de janeiro, é considerado a época de troca de presentes na Grécia.

   O verdadeiro Papai Noel foi uma pessoa de carne e osso, mais precisamente São Nicolau Taumaturgo – um arcebispo turco. São Nicolau costumava ajudar pessoas pobres da cidade de Mira colocando moedas de ouro nas chaminés de suas casas durante a época de Natal. Mais tarde, diversos milagres foram atribuídos a São Nicolau fazendo-o por se tornar santo. Sua imagem como símbolo natalino teve origem na Alemanha, e de lá se espalhou-se para mundo inteiro. Mas sobre este bom velhinho separamos um post especial confiram na próxima matéria....



   Bom meninas bom preparativo para a ceia de Natal de amanhã e não esqueçam de conferir o lindo post que preparamos sobre este senhor que nos encanta com seu carisma e generosidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...